VSCO Cam: meu aplicativo preferido para editar fotos no celular

VSCO Cam 01

Quem me segue no Instagram volta e meia me pergunta que aplicativo eu uso para editar minhas fotos pelo celular. Ou então sempre tem alguém que me pergunta o que são as tags que envolvem a palavra VSCO, como #vsco, #vscocam ou #vscogrid, por exemplo. (Sobre a pronúncia: eu pronuncio soletrando: “vê-esse-cê-ó”.)

Pois bem: VSCO é algo que centenas de milhares de fotógrafos profissionais utilizam na hora de editar suas imagens. Em termos didáticos, o que o VSCO faz é transformar a imagem digital em uma imagem analógica, isto é, ele pega o arquivo digital e simula como se ele tivesse sido tirado com uma câmera antiga, que usava aqueles rolos de filme, lembra? 12 poses? 24 poses? 36 poses? :) Isso dá às imagens um aspecto vintage, um aspecto retrô bem interessante.

O que o VSCO proporciona, tanto para o Adobe Photoshop Lightroom (VSCO Film) quanto para o aplicativo VSCO Cam, disponível para smartphones, é um conjunto de presets (edições pré-definidas) que simulam os filmes fotográficos mais amplamente utilizados antigamente. São como os filtros do Instagram, só que, na minha opinião, bem melhores.

O aplicativo é gratuito e já vem com 10 presets, mas você pode baixar outros gratuitos e/ou comprar novos pacotes na loja do próprio aplicativo. Como uso bastante e trabalho com fotografia, comprei tudo a que tinha direito, mas isso foi na época em que o dólar era cerca de R$ 2,10, o que me fez gastar, ao todo, uns R$ 30, no máximo. Para mim, valeu bastante a pena.

VSCO Cam 02

Screenshot_2015-10-06-02-23-50

Screenshot_2015-10-06-02-24-38

Ele não é um aplicativo que se pode chamar de didático, porque requer algum conhecimento de fotografia ou um bom feeling, já que suas ferramentas não contêm descrições, mas apenas símbolos e, quando abertas, mostram o nome da ferramenta, mas não há explicações de para que elas servem.

Se você tiver sorte, pode importar uma foto original e, com um único clique num filtro de edição pré-definida, conseguir uma melhora incrível na imagem, como eu acho que consegui aqui, nesta foto tirada com meu Samsung Galaxy S5:

Processed with VSCOcam

Fotografia original

Processed with VSCOcam with e7 preset

Processed with VSCOcam with e7 preset

Screenshot_2015-10-06-00-24-04

Nem sempre acontece de você escolher um filtro de pré-edição e ele “pimba!” funcionar lindamente sobre a sua foto. É bem interessante, portanto, que você entenda o que é e para que serve cada uma das ferramentas de edição que o aplicativo disponibiliza aos seus usuários, sabendo que tudo pode ter seu uso e intensidade controlados individualmente, de acordo com o gosto de quem está editando as imagens.

VSCO cam ferramentas 00

As cinco primeiras ferramentas são:

VSCO cam ferramentas 01

  • Exposição: essa ferramenta vai clarear ou escurecer a sua imagem, simulando digitalmente o tempo em que a sua lente ficou aberta recebendo luz, isto é, sendo exposta à luz. Quando se usam câmeras profissionais ou semiprofissionais, que permitem a regulação manual, é possível controlar o tempo de exposição, permitindo que mais ou menos luz entre pelo buraco da lente (também conhecido como obturador). Na hora da edição, esse tempo acaba sendo simulado com recursos que clareiam ou escurecem a sua imagem, dependendo do efeito que você quer provocar. Isso ajuda fotos muito escuras a ficarem mais claras ou ajuda a salvar aquelas fotos que ficaram muito brancas, estouradas. Mas ATENÇÃO: nem sempre esse recurso será suficiente, ok? Por isso é importante você dominar a sua câmera, inclusive a do seu celular, para que os programas e aplicativos de edição de imagens possam ser bem aproveitados e eficientes.
  • Contraste: ferramenta mais óbvia, ela vai aumentar ou diminuir os contrastes entre as cores na sua fotografia. Quanto mais contraste, mais vívidas serão as cores, mas seja cuidadoso(a) para não pecar pelo excesso nem pela falta, porque equilíbrio é tudo.
  • Rotação: serve para girar a sua imagem em todos os 360 graus, mas também oferece as opções de rotacioná-la de 90º em 90º.
  • Corte: a ferramenta de corte do VSCO Cam proporciona 7 diferentes proporções de corte, sendo um quadrado (1:1) e três nas escalas horizontais 3:2, 4:3 e 5:4, além de seus respectivos cortes verticais – 2:3, 3:4 e 4:5.
  • Nitidez: essa eu julgo uma ferramenta bastante perigosa, porque, se usada em excesso, principalmente em imagens com muita variação de cor, ela pode reduzir drasticamente a qualidade da imagem. Ela serve para deixar as imagens mais nítidas, com contornos mais bem definidos.

Outras cinco ferramentas são:

VSCO cam ferramentas 02

  • Realces: quando você tem uma foto que está com as cores interessantes, mas que saiu com alguns pontos muito claros, estourados, você pode usar essa ferramenta para salvar um pouco desses pontos mais claros. Também deve ser usada com moderação, porque ela não realiza milagre em muitos casos. Ela pode ajudar a definir um céu azul com algumas nuvens brancas que saíram quase da cor do céu, mas também pode trazer uma sensação de estranheza a pontos de luz importantes na composição da imagem.
  • Sombras: aqui, a ideia é a oposta da ideia anterior. Se na ferramenta de Realces você pretende escurecer pontos, aqui você vai clarear pontos escuros, sombreados. Também precisa ser usada com cuidado, porque é uma ferramenta que pode deixar as imagens com um aspecto cinzento, sem definição, com cores distorcidas e feias.
  • Temperatura: a temperatura das imagens é exatamente guiada por aquilo que chamamos de cores quentes e cores frias. Quanto mais quente, mais amarelada é a cor, é mais forte, mais viva. Quanto mais fria, mais azulada. Então você pode controlar essa ferramenta para trazer às cores sua foto um aspecto de mais calor ou mais frio.
  • Matiz: essa ferramenta eu quase nunca uso, porque ela altera a variação das cores, colorindo a imagem a partir de diferentes tons, como ciano, magenta, verde, etc. Essa ferramenta adiciona uma espécie de filtro de cor sobre a imagem, alterando os tons originais.
  • Tom de pele: essa ferramenta é ótima para quando há pessoas na imagem e queremos dar um grau no tom de pele delas. Conseguimos melhorar os subtons, na verdade, porque vamos tornar as peles mais quentes ou mais frias, mais rosadas ou amareladas, dependendo da necessidade. Não faz alterações bruscas, mas consegue salvar quem saiu um pouco amarelado, por exemplo, dando à pessoa um aspecto mais sadio. Mas atenção: não é milagre!

As cinco últimas ferramentas:

VSCO cam ferramentas 03

  • Vinheta: esse efeito escurece gradualmente as bordas da imagem, num gradiente circular. É interessante para quando queremos destacar o centro da imagem, porque, ao escurecermos as bordas, acabamos por criar a impressão de que o centro está mais claro, mais iluminado e, e, consequentemente, mais destacado.
  • Granulação: alguns filmes analógicos possuem uma granulação natural, que confere às fotografias um certo charme. O que essa ferramenta faz é adicionar pequenos grãos à imagem, mas confesso que nunca vi funcionar bem nas imagens tratadas nos smartphones. Esse recurso às vezes funciona nos programas de edição profissionais, como Lightroom e Photoshop, mas, particularmente, não curto na fotografia de celular.
  • Esmaecimento: essa opção faz com que as cores fiquem esmaecidas, isto é, menos vívido, como se estivesse perdendo a própria cor. Eu acho que essa ferramenta dá uma chapada nas cores e acaba dando à imagem um reforço no ar retrô. Mas também precisa ser usada com moderação, para não pôr por água abaixo todos os outros pontos de edição.
  • Cor de sombra: eu adoro essa ferramenta, porque conseguimos adicionar um filtro de cor apenas nas áreas sombreadas da imagem, o que confere à foto um ar ainda mais retrô.
  • Cor de realce: em vez de adicionar um filtro de cor às áreas sombreadas, essa ferramenta vem colorir as áreas em realce, mais claras/brancas da imagem. Alguns filtros de pré-edição já fazem esse ajuste naturalmente, tornando bege o que era originalmente branco, por exemplo. Particularmente, também não gosto dessa ferramenta, porque nunca tirei uma foto que ficasse legal com ela. Mas cada pessoa é livre para gerir suas edições de acordo com os desejos de sua própria arte, né? ;)

Nesse falatório todo, acabei de perceber que pulei uma ferramenta fundamental, que é a ferramenta de SATURAÇÃO. Ela fica logo após a ferramenta de Nitidez e está representada por este símbolo:

VSCO Cam - Saturação

  • Saturação: essa ferramenta proporciona a intensificação das cores ou, também, a exclusão das cores, levando a imagem aos tons de cinza. No caso de querer intensificar as cores, você conseguirá que os vermelhos se tornem mais vermelhos; os amarelos, mais amarelos; os azuis, mais azuis e por aí vai. Mas, como quase todas as outras ferramentas, há limites, porque você pode acabar detonando as cores e as suas nuances.

Esta publicação não tem a intenção de funcionar como um tutorial do aplicativo, mas espero ter podido traduzir as suas principais funções. Tentei deixar a linguagem técnica de lado, porque quem domina as nomenclaturas também há de dominar os símbolos do app e, consequentemente, também dominará o uso de suas funções, né? ;)

Achei estes vídeos no YouTube e, apesar de o primeiro não ser O mais didático, complementa esta minha postagem num nível igualmente básico. Há outros vários vídeos com resenhas, tanto em português quanto em outros idiomas, mas confesso que não pesquisei muito. Quem sentir necessidade e/ou tiver mais interesse, é só jogar “vsco” lá na barra de busca do YouTube e procurar um que lhe seja mais apropriado, ok? :) O segundo vídeo, mais completo e mais extenso, está em inglês.

A seguir, vão algumas imagens tiradas com o meu Samsung Galaxy S5 e editadas com o VSCO Cam. Infelizmente, não tenho mais as originais, mas espero que gostem dos resultados finais e que passem a usar o VSCO Cam explorando bem os seus recursos de edição. ;)

Processed with VSCOcam with hb2 preset

Processed with VSCOcam with hb2 preset

Processed with VSCOcam with k1 preset

Processed with VSCOcam with k1 preset

Processed with VSCOcam with f2 preset

Processed with VSCOcam with f2 preset

Processed with VSCOcam with 8 preset

Processed with VSCOcam with 8 preset

Processed with VSCOcam with c1 preset

Processed with VSCOcam with c1 preset

Processed with VSCOcam with 2 preset

Processed with VSCOcam with 2 preset

Processed with VSCOcam with m5 preset

Processed with VSCOcam with m5 preset

Processed with VSCOcam with c5 preset

Processed with VSCOcam with c5 preset

Anúncios

6 comentários sobre “VSCO Cam: meu aplicativo preferido para editar fotos no celular

    • anoca disse:

      Se joga, Ana!!! <3
      Eu sou apaixonada por esse aplicativo. O VSCO é a base das minhas edições tanto no celular quanto no Lightroom e eu quase não vivo sem. <3
      Depois fala se conseguiu utilizar ele direitinho seguindo as dicas que eu dei, tá? :)
      :*

    • Anoca disse:

      Não consigo achar que tem outro melhor, Marie! :D Acho que ele e o Afterlight e/ou o Snapseed podem se complementar, mas não consigo postar uma foto sequer sem antes passar por ele. <3

  1. Tatiane Borges disse:

    Eu ainda apanho um tico nele, mas já consigo visualizar melhor as coisas depois daquela explicação que tu me deste. Agora eu já tenho onde pesquisar quando eu tiver dúvidas!! Welcome back, querida!! ;**

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s