Brownie: um errado que deu certo

Devo confessar que não morro de amores por brownies. Não é que eu os ache ruins, mas não é aquele tipo de sobremesa que me enche os olhos ou me faz jorrar uma cachoeira na boca, sabe? Mas, no fim de semana passado, no casamento de uma amiga, babei muito pelo bolo do casamento, que era de quê? DE BROWNIE com ganache de chocolate branco.

bolo de brownie

O bolo estava simplesmente divino. Admito que o chocolate branco não era meeesmo chocolate branco, mas isso não deixou o bolo menos bom, se é que dá para me entender. ;)

Então o sistema é que ontem eu fiquei desejando ter um pouco desse bolo para comer e, como não tinha, fui para a cozinha preparar um brownie para mim. Para isso, cacei uma receita fácil e com ingredientes acessíveis. Encontrei várias receitas, claro, mas acabei simpatizando com uma do blog Naminhapanela, que, infelizmente, não tem mais sido alimentado pela autora, Cami Rezenda. #todaschora

A minha ideia era fazer igual ao dela, mas acabei queimando, sem querer, o chocolate branco que serviria para decorar os bolinhos e o que daria errado acabou saindo mais gostoso que a encomenda! <3

brownie

O brownie não era para ter essa cobertura que se assemelha a um brigadeiro branco, mas umas riscas de chocolate que seriam mais para decoração do que para sabor, como na receita original. Mas ficou MUITO BOM, pode crer.

brownie-com-chocolate-extra3-660x439

Foto: Naminhapanela.com

brownie-com-chocolate-extra2-660x439

Foto: Naminhapanela.com

A receita pode ser encontrada neste link, mas vou compartilhá-la a seguir.

Receita original | Brownie com chocolate extra

comece derretendo uma barra de 180g de chocolate meio amargo e 120g de manteiga, misture bem e então acrescente, sempre mexendo, 1/2 xíc + 2 colheres de sopa de açúcar3 ovos1/2 xíc. de farinha3 colheres de sopa generosas de chocolate em pó e uma pitada de sal… sua mistura vai render uma massa bem grossa, que você vai espalhar em um tabuleiro que deve estar coberto com papel alumínio ou com papel manteiga (assim fica mais fácil você cortar depois de pronto). Leve ao forno em temperatura baixa e, depois de 30 min, comece a fazer o teste do palitinho. A diferença aqui é que o palito deve voltar com uns pedacinhos.

Para dar um toque especial, derreti um pouquinho de chocolate branco e, com a ajuda de uma colher, fui fazendo os desenhos de cima… diz se não ficou fino?

E que coisa boa, casquinha extra crocante, sabor intenso de chocolate e massa muito, mas muito molhadinha, ai, ai…

No meu caso, quando fui derreter a barra de chocolate branco no micro-ondas, ela acabou queimando e ressecando, o que me deu uma farofinha super delícia de chocolate branco, com pedacinhos levemente queimados e crocantes. <3 Pensei em jogar essa farofa por cima dos brownies, mas refleti que ficaria “seco no seco” e não casaria bem. O que eu fiz, então, foi jogar essa farofa na panela e, em fogo baixo, fui adicionando um pouquinho de leite condensado, só para “dar a liga” e chegar a um ponto meio que de brigadeiro, sabe? Não é brigadeiro mesmo, porque foi pouco leite condensado, mas ficou um sucesso. :) Um outro detalhe que eu quero ressaltar é que, se você pré-aquecer o forno, seu brownie deverá estar pronto em bem menos tempo, então é bom estar atento(a) ao tempo de cozimento, para que o bolinho não passe do ponto e acabe meio ressecado, ok?

brownie ficou com um gostinho bem intenso de chocolate meio-amargo, coisa que eu amo, mas vocês podem aliviar a mão no meio-amargo e equilibrar com chocolate ao leite, por exemplo. ;) E, para finalizar, quatro pontos super positivos: muito gostoso, muito rápido, muito fácil e suja quase nada. Quer melhor que isso? :)

*Outras receitas deliciosas de brownie aqui (naminhapanela.com) e aqui (minicozinha.com).

7 comentários sobre “Brownie: um errado que deu certo

    • anoca disse:

      Obrigada, Maria Sônia! :)
      Mas era meio difícil alguma coisa com chocolate branco dar errado, né!? :)
      Comecei a seguir o seu blog e logo, logo vou caçar umas receitas nele!!! :)

      :*

    • anoca disse:

      Esse não tem o que dar errado! :)
      Mas só siga todos os ingredientes SE (e somente SE) curtir muito chocolate meio-amargo! :) Se não gostar, coloque 1/3 de meio-amargo e 2/3 de ao leite! ;)

      :***

  1. Carol Almeida disse:

    Olá!Que bolo de brownie maravilhoso!!!!Sua amiga teria o contato??Foi do Rio??Muito obrigadaaa!!!!Espero que sim!!!bjao e sucesso com o blog!maravilhoso!

Deixe um comentário

