As bases líquidas que uso

Não sou, nem de longe, uma expert em maquiagem, mas também não posso me incluir no clubinho nas mais desinformadas no assunto. Sempre que alguém me pergunta sobre segredos de maquiagem, costumo dizer que o grande segredo é uma pele bem feita. Como a maioria de nós não é composta por artistas globais ou que desfilam seus nomes na Calçada da Fama, nem sempre contamos com os artifícios dos efeitos especiais proporcionados por grandes maquiadores ou por excelentes programas de edição. Por esse motivo, antes de fazer uma boa composição, é preciso que tenhamos uma pele em boas condições. Não por questões de estética, pura e simples, mas por questões de saúde, porque, por mais que nos esqueçamos (ou, às vezes, não saibamos!), a pele é um dos órgãos que compõem o corpo humano e, dizendo mais, é o maior de todos eles.

Então pouco adianta um batom lindo ou um olho super bem esfumado, se a sua pele não está em dia com a limpeza e com a hidratação. Por isso é muito importante que utilizemos os produtos certos para nossa pele e, para descobrirmos quais são eles, uma visita ao dermatologista é mais que fundamental. Fica a dica. (Já marquei a minha consulta para o próximo dia 15, depois de amanhã!)

Já falei aqui, algumas vezes, que a minha pele é normal/mista, sendo leeeevemente oleosa na zona T. Também já falei que não tenho grandes manchas, o que torna relativamente fácil o trabalho de preparar a minha pele. Mesmo assim, quero compartilhar com vocês as minhas opiniões sobre as três bases líquidas que costumo usar. Tenho preferência por esse tipo de produto porque, quanto mais perto dos 30 eu vou ficando, mais eu quero esconder esse detalhe (ahahaha!). Se você não entendeu a relação entre produtos líquidos e peles jovens, o lance é, em resumo, o seguinte: ninguém deseja uma pele ressecada, porque peles ressecadas demonstram com maior facilidade/frequência os sinais do tempo. Por isso, quanto mais produtos em pó usamos, mais deixamos a pele seca e, consequentemente, marcamos mais as imperfeições que queremos esconder. Isso não significa, porém, que um produto líquido vai nos rejuvenescer 5 anos ou mais, ok? Eles só costumam deixar menos aparentes os sinais de ressecamento advindos do sol e do tempo.

Assim seeendo, eis aqui as bases líquidas que costumo usar, enumeradas por ordem crescente de preço.

#1 Base líquida Intense – O Boticário: essa base tem uma cobertura leve, mas eu diria levíssima. É o tipo de produto que eu classificaria como “placebo”, porque o efeito é muito mais psicológico do que de cobertura. Isso é ruim? Depende da sua pele, mas, principalmente, do que você quer. Se sua pele é sem manchas e você gosta de um acabamento natural, daqueles que ninguém sabe que você está maquiada, essa me parece uma boa opção. Primeiro, pelo preço; segundo, porque a base tem FPS 9 – é baixo, mas já é alguma coisa. (Minha cor: 01)

#2 Base líquida TimeWise (efeito mate) – Mary Kay: essa base tem uma cobertura de média a média/alta. Ela é uma base que seca rápido e, por isso, não dá para vacilar na hora da aplicação, porque, se não for bem espalhada (e logo), ela acaba ressecando e deixa a pele manchada. A cobertura vai depender da quantidade de produto e da forma de aplicação (dedos ou pincéis). Costumo aplicá-la com o pincel F80, da Sigma, o que me proporciona uma cobertura que eu considero média. Um ponto negativo que eu gosto de destacar é que, se exageramos um pouco na dose, ela marca algumas linhas de expressão, como aquelas que ficam nas laterais dos lábios e se mostram quando sorrimos. Em mim, se eu tentar construir uma cobertura alta, evito aplicar a base nessa região, para que o produto não fique acumulado nas linhas, especialmente porque eu sou uma pessoa falante e de riso fácil (excelentes oportunidades para o acúmulo indesejado). Outro ponto negativo é que ela não tem FPS, mas ela é, talvez, a base que eu mais uso e tenho gostado bastante da sua combinação com o blush Dream Touch, da Maybelline, que resenhei aqui. Em mim, essa combinação dá um ar de “Oi, eu sou saudável”. <3 Apesar de ter acabamento mate, a base não faz milagre em peles oleosas; minha pele é mista, mas, na zona T, a oleosidade costuma ser discreta e facilmente resolvida com um lencinho matificante ou um comum, de papel. Ah! Também não acho que essa seja uma boa opção para peles mais maduras, porque o acabamento mate proporcionado por ela pode dar aquela envelhecida indesejada. (Minha cor: Ivory 5 – é a cor mais clara da marca, mas acho o tom muito amarelado. Como tenho a pele rosada, fica ideal para mim, mas não sei se ela cai bem em peles mais amareladas. Alguém aí sabe informar?)

#3 Base líquida Studio Fix Fluid (efeito mate) – MAC: essa base é excelente. É uma base muito boa para quem quer sair bem na foto, literalmente, porque Assim como a base da Mary Kay, precisa ser bem espalhada, porque é mais sequinha e, se não  espalhamos com relativa rapidez, ela acaba deixando a pele manchada. A cobertura é média, segundo a marca, mas eu a classificaria como alta, sem deixar a pele carregada. Basta uma camada leve para cobrir boa parte das imperfeições. Em mim, ao contrário da base da Mary Kay, ela não costuma acumular nas linhas de expressão de que falei anteriormente, mesmo quando acabo aplicando-a em relativo excesso. Seu acabamento mate permite o disfarce da oleosidade, mas não deixa a pele ressecada, mas também não faz o milagre de sumir com a oleosidade da sua pele para sempre.  Os pontos negativos são: a) o cheiro, que é bem forte (para não dizer fedorento) – mas acostuma e some rápido!; b) o preço praticado no Brasil. Um ponto positivo a ser destacado é, sem dúvida, o seu FPS 15. TALVEZ ela fique bem em peles maduras, mas acho que vale a pena aplicá-la com um pincel duo fiber, para deixar a cobertura mais suave – se algum(a) maquiador(a) profissional estiver lendo esta resenha e tiver uma opinião sobre essa minha colocação, peço que, por favor, se pronuncie nos comentários!! (Minha cor: NW15 – Obs: o fato de você usar a Cor 1, do Boticário, ou a Ivory 5, da Mary Kay, não assegura que a sua cor seja NW15, como a minha, porque a MAC faz uma distinção entre peles de fundo rosado e peles de fundo amarelado. Quem tem a pele rosada, como eu, deve usar produtos NW; quem tem a pele amarelada, produtos NC.)

Nunca usei muitas outras bases, mas sugiro que vocês procurem outras opiniões antes de escolher qual base comprar. A seguir, recomendo-lhes algumas postagens que podem dar uma luz para essa escolha.

– Como escolher a base ideal para você? (Blog E aí, beleza?)
– Como escolher uma base para chamar de sua! (Blog Coisas de Diva)
– Os preferidos das leitoras: bases boas e em conta! (Blog Coisas de Diva)
– Qual Base da Mac é Melhor para mim? (Blog E aí, beleza?)
– Bases para peles oleosas, normais e secas (Blog Coisas de Diva)
– Base líquida Intense O Boticário (Blog Coisas de Diva)
 Vídeo: Cuidados com a pele oleosa! (Blog Coisas de Diva)

E aí? Qual base líquida vocês usam? :) Ou não usam base líquida? Usam alguma dessas de que falei? Quais as suas opiniões? :) Deixem comentários, porque isso ajuda ainda mais as pessoas a escolherem bons produtos, sem se deixar influenciar por marca. ;)

 

Anúncios

16 comentários sobre “As bases líquidas que uso

  1. Cláudia Costa disse:

    Eu comprei a base Intense do Boticário em Janeiro do ano passado, mas achei péssima! A cobertura é tão leve que perde o sentido de usar kkkkk. Minha pele é oleosa, daí não achei muito bom não!
    A base que eu uso atualmente e amo de paixão é a Bio Détox Organic da Bourjois! O único problema é que ainda não vi para vender aqui no Brasil :( Ela tem acabamento mate e a cobertura dela é muito boa, sem ficar aquela coisa pesadona! Depende sempre da quantidade que eu aplicar! Eu super recomendo ela!! :D

    • anoca disse:

      Por isso que eu chamei de Placebo! :D
      Mas eu ainda uso de dia, com um pó leve por cima. :))
      O lance é que cada pessoa tem uma necessidade diferente. Minha pele tem necessidades diferentes dependendo do dia. :)

      Essa da Bourjois eu não conheço, mas, certamente, SE CHEGAR ao Brasil, virá com um preço beirando as nuvens! :(

      :**

  2. Maria Elisa disse:

    eu tenho 625346521 bases diferentes, fui nos eua recentemente e estou em fase de testes de todas, mas por enquanto, de base líquida, a rainha pra mim é studio sculpt da mac, maravilhosa! mas acho que nao seja muito boa para peles oleosas, como a minha é de normal a seca, ela é perfeita! tem cobertura média.
    e to usando todo dia agora o kit get started da bare minerals!!!! meeu irmao, que coisa maravilhosa!! nao dei muito por esse kit, comprei mais por curiosidade e pq la o preço é ótimo, mas é uma coisa de Deus! o kit vem com 3 pinceis, duas bases em po( que é perfeita, é em pó mas no rosto nao fica pó, nem tipo líquida, fica pele!! é muuito dificil alguem perceber que voce ta de maquiagem!), em cores diferentes, um pó translúcido que é ok (o blot da mac é mais legal, mas é bom tbm! o que eu nao gosto é pq ele matifica muito a pele, que pra mim é ruim, mas as peles oleosas devem gostar!) e um warmth, que é como se fosse um bronzer, mas nao é, é um pozinho que deixa seu rosto corado, enfim, maravilhoso!! e ainda vem com um dvd ensinano a usar, é muito bom! e o resultado é o mais natural do mundoo, é incrivel! (nao to recebendo nada pra dizer isso haha) to dando graças que tem bare minerals agora no rio mar, pq quando a foundation acabar commm certeza absoluta comprarei outra! o pó nao, e o warmth voce usa tao pouquinho que deve durar pra sempre! e os pinceis sao incriveis tbm! voce usa a base como base e corretivo, e acredite, cobre tudoo! me empolguei aqui hahaha, mas enfim, teste as bases da bare minerals, é incrivel! e esse kit foi 62 dólares se eu nao me engano! é isso, beijos!

    • anoca disse:

      Eliiisaaa!
      Eu já testei a base da bareMinerals! :) A cobertura é EXCELENTE mesmooo! :) O lance é que as vendedoras do RioMar entendem NADA de maquiagem. NADA MESMO. Tipo olhar pra mim e achar que eu tenho pele amarelada, quando minha pele é rosada DE LONGE! :P Fora outros comentários lá sobre o uso de uns pincéis, enfim. Aí acabou que eu não encontrei o tom certo lá pra mim, tanto porque a vendedora sentava a mão com o pincel cheio quanto porque ela colocou produtos para peles amareladas e teimou comigo que minha pele era amarelada. Enfim! :) Mas quero ter uma base deles sim, mas, primeiro, preciso descobrir a minha cor por mim mesma ;)

      Sobre a Studio Sculpt, eu fiz o teste do “meio a meio” na MAC e, em mim, a Studio Fix Fluid foi, disparado, a melhor base :) Testei a Sculpt e a Fix Fluid, testando, também, o corretivo sculpt e o finish. Acabei trazendo o finish, porque, na hora, foi o que melhor cobriu, mas a durabilidade é BAIXÍSSIMA na minha pele :( Estou querendo testar o Pro longwear e alguns outros que vendem aqui no Brasil, como voltar a usar o da Natura (que já usei bastante, mas não tinha conhecimento suficiente para avaiá-lo). O da Intense é super elogiado por muita gente, mas, em mim, ele fica igualzinho ao Studio Finish, isto é, some rápido :(

      Agora vou ler o outro comentário e responder! :D

    • anoca disse:

      Ah! Sobre os pós, você acha que O BLOT matifica demais? :)
      Quando eu vou aplicar na minha mãe, que tem a pele mais ressecada, aplico com um pincel, pra ficar ainda mais levinho! :)

  3. Maria Elisa disse:

    sim, e tenho essa base do boticário, nao achei a cobertura tao pouca assim, mas me deu espinha, foi deixado de lado na hoora haha, e da mary kay eu tenho uma base do tubo branquinho, usei um tempo mas parei, pq alem de ser horrivel de colocar, tem cobertura alta demais e “derrete” durante o dia, ninguem merece! e o primer da mary kay, com o tubinho igual a esse da tua foto, e absolutamente nada pra mim da no mesmo, só faz deixar minha pele oleosa! pronto agora terminei! :P

    • anoca disse:

      A outra base da Mary Kay é para peles normais, né? Essa daqui é para peles mais oleosas. O defeito que eu vejo nela é o do acúmulo nas linhas de expressão mais profundas :( Mesmo assim, ainda acho uma boa base :) Em mim, mesmo aqui em Recife, essa não derrete. :) Mas cada pele é uma pele, isso é fato!

      Quanto ao primer, eu MAL USO primer, mas, quando uso, uso o PoreFessional, da Benefit. Acho ele super bacana, mas também não tenho como dar muita referência, porque minha pele não tem poros dilatados. Os que existem, se eu puder chamar de DILATADOS, costumam ser escondidos com o corretivo ou com a própria base! ;)

      :***

  4. Cecília Freitas disse:

    Pra pele madura, uma boa opção é a HD da Tracta. BEeeeeeeeeeeeem levinha, mas ainda cobre algumas manchinhas. Deixa a pele acetinada.
    Essa linha Time Wise da Mary Kay é de tratamento também. Eles dizem que as bases já disfarçam as linhas finas de expressão e evitam o envelhecimento (acho que é isso hahaha).

    Tenho gostado muito da studio fix fluid, mas ainda uso bastante a time wise da MK ;)

    • anoca disse:

      É, a timewise, da MK, tem essa função de evitar/disfarçar o envelhecimento, mas ela acumula em algumas linhas mais profundas, aí acaba marcando o que ela pretende esconder :(

      Eu ia comentar que você usa as bases HD da Tracta, mas acabei me esquecendo! :(

      :**

  5. Maria Elisa disse:

    Naao, o blot da mac é ótimo, nao matifica demais nao, o que matifica demais é o da bare minerals! acho que tua cor da bareminerals é fair, ja que é rosada, a minha que é amarelada é fairly light. nao sei se sao esses nomes em portugues, por que so descobri que minha pele era “fair” la haha, entao tenta procurar a cor “fair” no Brasil que deve ser a tua! beijo!

    • anoca disse:

      \o/

      Vou ver se invisto em uma daqui a uns poucos meses! ;) O lance é que, como eu falei, não tenho curtido muito usar produtos em pó (até o blush eu tenho preferido mousse!!). Mas, mesmo assim, eu curti o acabamento sem ser o matte da linha das bases da bareMinerals! <3 Achei o brilhinho uma coisa TÃO LINDA!! <3

  6. Mag disse:

    Excelente post, bem detalhado e com ótimas informações. A base (que é fluida, quase líquida) que tenho usado é a Instant Age Rewind da Maybelline. E estou encantadíssima com ela, vale a pena testar se você gosta desse acabamento mais natural.
    beijinho!

    • anoca disse:

      Obrigada, Mag!! :)
      Eu super paquero essa base da Maybelline. Há séculos, na verdade! :) O lance é que, apesar de os dedinhos ficarem se coçando para usar o cartão de crédito, quando o assunto é base, eu sempre consigo pensar algumas vezes antes de comprar mais uma, sabe? :) Mas, como minha base da Mary Kay está acabando, vou considerar a Age Rewind como o próximo investimento, sem dúvida! :D

      Agora estou fazendo tratamento com ácido retinoico, para “apagar” algumas manchinhas de sol que adquiri na minha infância/adolescência praieira, aí estou usando pouca maquiagem, porque tem dias em que a pele está super despelando e tudo fica muito pesado/marcado sobre ela :(

      Mas muito, muito, muito obrigada mesmo por essa dica, viu? :) É sempre bom ouvir novas dicas!!

      :***

  7. Alice Patricio disse:

    Gostei do post, nao sabia do blog ainda mas achei muito bem escrito! Eu tenho essa Studio Sculpt da MAC mas nao to gostando mt das bases da MAC pq eu sou amarelada entao a minha cor eh a NC25 mas ainda assim eh muito amarela, sendo que se passar a NW25 fica mt rosa! Meu rosto com ela de certa forma parece que ta manchado… Sem tirar que to sofrendo de acne ultimamente e essa base acentua muito!
    Minha queridinha eh a Makeup Forever HD Foundation e a minha cor eh a 140. A cor fica perfeita eh incrivel! Adoro tambem que mesmo que ao vivo a minha pele problematica nao fique tao perfeita, nas fotos parece q ta impecavel! ahhahah Ah o po translucido da MUFE tambem eh um bafo, matifica e eh super ultrafino, fica um acabamento perfeito! Eu recomendo, apesar de nem saber o preco desses produtinhos no Brasil, porque moro em NY.

    Beijocas!

    • anoca disse:

      Super obrigada, moça! :D
      E, só pra senhorita ter noção, a base HD da MUFE, na Sephora daqui, custa somente a bagatela de R$ 177! :P
      Uma prima está indo para NY agora no fim de agosto, então ela é quem vai trazer pra mim logo umas duas HD da MUFE, porque eu tenho certeza de que tudo o que falam dela é super verdade :)

      No mais, as bases W da MAC são para quem tem pele rosada (meu caso) e as C, para quem tem pele amarelada :) Uso a NW15, mas minha cor seria uma NW10, ou um meio termo entre a 10 e a 15, mas ela não existe no Brasil. Daí o que eu faço, pra não ficar com a cara muito com cara de máscara (mais escura), é aplicar a Studio Fix Fluid com um pincel duo fiber e finalizo a zona T com a Studio Fix Poder (usando pincel de pó) – também coloco um pouco nas mandíbulas, pra poder disfarçar a diferença da cor da base pra cor da pele :) Tem funcionado, pelo menos. :D

      :***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s