Chá mate gelado com limão

Outro dia, postei no Instagram a foto de um chá mate com limão que eu havia feito em casa. Antes de mais nada, eu sempre fui do tipo que torce o nariz para os chás. Só bebia quando estava com algum problema na barriga (intestino ou estômago), porque, convenhamos, eles são tiro-e-queda nesse aspecto.

Depois de dar início a uma dieta super disciplinada, comecei a aderir a alguns chás, como o chá verde, um termogênico famoso por auxiliar na queima de gordura e, por consequência, no emagrecimento. Só que eu tomei o chá verde poucos dias (meio difícil deixar um suquinho de acerola para tomar uma coisa tão sem gosto, né?)

Até que, um belo dia, tipo semana passada, eu resolvi experimentar o famoso chá mate com limão que servem no Studio C, o salão que eu frequento. Juro a vocês que não curtem chá: nunca pensei que eu pudesse ficar viciada, isso mesmo, vi-ci-a-da em um chá. <3 Por isso, então, venho trazer a receita para vocês. Não será assim UMA RECEITA, porque é uma coisa super sem mistério.

Primeiro você vai precisar do chá mate, claro. Eu optei por este frasco da marca Leão, porque é solúvel, instantâneo e pode ser preparado com água quente ou água gelada. Melhor, impossível. Mas é claro que você pode fazer o mesmo com os chás de saquinho ou, melhor, com a própria erva em infusão.

Chá matte leão - Custou cerca de R$ 10 no supermercado Extrabom e rende cerca de 10 litros.

Chá matte leão – Custou cerca de R$ 10 no supermercado Extrabom e rende 10 litros.

Prepare o chá, então, conforme as orientações do fabricante. Para o caso desse solúvel, já está dito aí: é solúvel e instantâneo – colocou a quantidade certa do pó para a medida certa de água (quente ou gelada), é só misturar e ser feliz.

Mas como fazer o chá com limão?

Simples: primeiro você prepara o chá e deixa bem resfriadinho na geladeira. Quando for servir, você coloca a quantidade de chá a ser servida em um liquidificador e adiciona limão cortadinho, com casca, mas sem semente. A quantidade de limão vai depender da quantidade de chá que você vai fazer, mas o esquema é como o de uma limonada: para 500ml de chá, usei 1/2 limão tahiti médio. (Mas isso vai depender do seu gosto.)

Chá e limão no liquidificador, é só bater uns segundinhos, coar e, se quiser com umas pedrinhas de gelo, é só bater de novo, ainda mais rapidinho. <3 Se preferir, pode adicionar o gelo só no final. Quando batido, o chá fica “pura espuma”, mas que se “acalma” pouco tempo depois. Aí é só pagar de “fino(a)” e tomar com um canudinho. ;)

Ficará a seu critério, claro, adoçar (ou não!) com mel, açúcar ou adoçante. Eu tenho ido de açúcar mesmo, porque minha alimentação já anda super saudável e só o “açuquinha” do chá não deve fazer mal assim, né? :)

Então é isso, gente. Está aqui a dica do chá que tanta gente pediu lá no Instagram! :) A foto do chá no copo verde é lá no Studio C e eu super recomendo àqueles(as) que forem ao salão que peçam essa delícia, porque é mesmo gostoso e faz super bem.

Anúncios

13 comentários sobre “Chá mate gelado com limão

  1. Matheus disse:

    Boa tarde Ana.
    A primeira vez que eu tomei foi no Rei do Mate.. Viciei.. Fiz em casa e ficou bem parecido! Incrível! Kkkkkk..
    Gostaria de saber como fazer com leite.. Você sabe??
    Obrigado.

  2. Rodrigo disse:

    MATE COM LEITE E BAUNILHA
    INGREDIENTES
    1 colher (sopa) de Mate
    ½ litro de água
    ½ litro de leite
    1 colher de essência de baunilha

    MODO DE PREPARO
    Coloque o Mate granel na água bem quente, pouco antes de ferver, deixe em infusão e coe. Misture ao leite quente e acrescente a essência de baunilha. Adoce a gosto.

  3. Rodrigo disse:

    MATE COM LEITE E CANELA
    INGREDIENTES
    1 colher (sopa) de Mate
    ½ litro de água
    ½ litro de leite
    3 pedaços de canela em pau

    MODO DE PREPARO
    Coloque o Mate na água bem quente, pouco antes de ferver, deixe em infusão e coe. Misture ao leite quente e acrescente a canela em pau. Adoce a gosto.

  4. Rodrigo disse:

    MATE COM LEITE E CHOCOLATE
    INGREDIENTES
    1 colher (sopa) de Mate
    ½ litro de água
    ½ litro de leite
    3 colheres (sopa) de achocolatado

    MODO DE PREPARO
    Coloque o Mate na água bem quente, pouco antes de ferver, deixe em infusão e coe. Misture o leite e o Mate ao achocolatado. Adoce a gosto com açúcar ou adoçante. Se desejar que fique com aquela espuma deliciosa, bata no liquidificador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s